Páginas

Translate

♥ Um fato inusitado... ♥

Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS


Li na Z,Hora de hoje>
Letícia Costa
leticia.costa@zerohora.com.br

Olhem só que surpreendente... E que bom, um final feliz!!!
 Não conheço as partes envolvidas, mas aconteceu ontem aqui em P.Alegre...


No almoço de confraternização do Dia dos Pais, os clientes de uma churrascaria da Capital presenciaram momentos dignos de um filme. As cerca de 80 pessoas que estavam no local viram um homem de 81 anos ser salvo por um médico em uma cirurgia improvisada.

Realizada com uma faca de serra e uma caneta, a traqueostomia salvou a vida do empresário aposentado José Fernando Pires, 81 anos, que havia se engasgado com o último pedaço de carne da refeição. Ele comemorava a data com um prato de filés, em companhia da mulher e da filha, e conta ter exagerado no tamanho do corte.

— Meu pai começou a se sentir mal, a ficar com muita tosse. No momento em que estava branco e com os lábios roxos, levantei e disse "gente, meu pai está passando mal, tem alguém que possa me ajudar?" — relembra a química Maria Cristina Pires, 51 anos.

Acionado pelo dono do Restaurante e Churrascaria Santo Antônio, o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira, 64 anos, que também almoçava no local, tentou fazer Pires cuspir o alimento que o engasgava, mas não conseguiu.

— Ele revirou os olhos e desmaiou, ia morrer. Mais um minuto, e teria morrido. Perguntei à família "posso fazer uma traqueostomia?" — conta Moreira.

Desesperadas e em prantos, a mulher e a filha de Pires autorizaram a cirurgia de emergência. A partir daí, com a ajuda de um fisioterapeuta que também estava no local, o médico realizou uma operação no chão do restaurante. Cortou cerca de dois centímetros do pescoço do idoso e usou uma caneta sem carga para deixar o ar passar.

— Foi emocionante, o pessoal ficou torncendo para que tudo desse certo e bateu palmas. Ele (Pires) deu tchau para nós quando entrava na ambulância — diz Jorge Aita, dono do restaurante.

O fato, avalia Aita, é o mais inusitado já ocorrido no estabelecimento de 77 anos.

Logo depois do procedimento improvisado, o empresário aposentado reagiu. Ainda com a caneta no pescoço, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Só no hospital, o pedaço de carne foi retirado, mas sem a necessidade de nova cirurgia.

Depois de ser transferido ao Hospital Ernesto Dornelles, Pires recebeu alta e, no final da tarde deste domingo, já estava em casa. À noite, recebeu a visita do médico que lhe salvou a vida. Os dois se reencontraram com um abraço emocionado.

— Os agradecimentos que tenho a fazer não pagam — disse Pires.

E aqui, a visita que o médico fez à noite ao paciente...Vejam o vídeo curtinho e a alegria de todos...


Coisas que, realemente marcaram as partes envolvidas e foi maravilhoso ver como as pessoas estão na hora certa ,no local certo, não?

Parabéns aos dois!  Fico feliz com esse final colorido!