Páginas

Translate

♥ Resolver à chapada? Prefiro a paz!!! ♥




Essa é minha participação da Fábrica de Letras do mês de JUNHO: 

Tema:  "Os problemas resolvem-se à chapada."


Primeiramente devo dizer que assim que vi o tema, vi tratar-se de uma expressão idiomática de Portugal. Aí, socorri-me de uma amiga, MARIAZITA que de pronto, me explicou, trata-se de resolver à base da pancada.“ Os problemas se resolvem à pancada”.
Chapada é uma bofetada – pancada na cara.

(((o)))o(((o)))o(((o)))

Joaquim era uma valente rapaz
se achava de tudo capaz.

Manoel era um tipo mais educado
para tudo na vida era moderado.

Nas festas iam juntos e bem animados
mas de repente, em confusões estavam colocados...

Manoel, falava, tudo com calma queria  solucionar
já Joaquim,achava que só com tapas, bofetadas, a coisa ia se aclarar.

Assim, estava sempre em brigas envolvido
e pobre do amigo, de outros, como revide, levava tapas no ouvido...

Um dia,Manoel se cansou, chamou Joaquim e para ele falou:
_Não gosto disso nem um pouco, estás a me deixar louco!

Violência não é meu modo de fazer valer meu pensamento
gosto da paz, tranquilidade, viver de bem, a cada momento.

_ Ora, mas deixe de ser burro, Manoel!
Até parece que vais poder a vida assim levar!
Se não queres mais minha companhia ter
Vai-te, estou aqui  e até sei te compreender!

Manoel, se foi e nunca mais se encontraram
de Joaquim apenas as notícias após um tempo lhe chegaram:
_Joaquim estava morto, havia sido assaltado
foi reagir, de valente e acabou ali mesmo liquidado!

Manoel ficou triste ai saber do amigo perder
mas era apenas o resultado de alguém que muito valente quer ser!

Com a mesma mão que pode se dar uma "chapada"
pode com a Paz ter a vida assegurada!




Chegou a Eva Gonçalves


Pegaste no tema de Junho,
rimaste e imprimiste o teu cunho!
Se não queremos resolver à chapada,
temos sempre a paz assegurada!!

22 comentários:

  1. Chica querida,
    Estou com vc..também prefiro a PAZ!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei Chica da historia,bem melhor melhor resolver os problemas na paz sem brigas.Nada acaba bem quando levamos as coisas a ferro e fogo e converssando que a gente se entende....
    chapada não!!!
    Obrigada pelo email que recebi do wordpress que foi enviado acredito por você dando umas dicas de muitas coisas,estou lendo.
    Amiga mas não repara que sua amiga aqui é meia caipira ja se vê logo rsrs...mas vou conseguindo ajeitar meu blog....aceito algumas criticas e por favor me fale se ver algo que não esta de acordo..me ajuda e muito..
    amigona beijussss
    titi

    ResponderExcluir
  3. História versada,
    em verdades contada.
    Saga de muitos
    que a tudo querem
    resolver à chapada!

    Sensacional, Chica!Amei tua criatividade.
    uma verdadeira história de cordel.Parabéns!
    Bjo grande,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. oi Chica...vio isso aqui no meu email e algumas atualizaçoes:
    rtazza.wordpress.com is no longer available
    mas deixa para lá.Aquele outro blog ainda não estou entrando. É esse mesmo que vc posta no wordpress que esta ativo.
    ta tudo certinho e obrigada amiga..
    bjusss mill
    titi

    ResponderExcluir
  5. Olá,Chica!!

    É um dom fazer uma história em versos!!!
    Fica linda! Prefiro sempre a paz, não há o que não se possa resolver com diplomacia e paciência!
    Beijos pra ti!!
    **Que legal que aprendeste uma coisa nova!Uma expressão que se usa em Portugal!!
    Blog é cultura!!!
    Beijos pra ti!!

    ResponderExcluir
  6. vou ver se como anonimo, posso te dizer que SIM, è preciso PAZ no mundo inteiro, beijos, myra

    ResponderExcluir
  7. Chica,um conto bem ritmado e criativo!Coitado do Joaquim que quis tudo resolver com chapadas...rss...a paz ainda é a melhor maneira de resolver as coisas!Excelente sua participação!Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Adorei. Prefiro resolver na conversa, prefiro a paz, nada de chapada. Bjs
    www.bordadoseretalhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A partir de uma simples frase construiste uma história muito interessante.
    Eu odeio bulhas, lutas, discussões, barulho...
    Sou da paz, mesmo!

    Resto de boa semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. De facto Chica sou bem apologista dessa ideia, vale mais resolver as coisas a bem e não se meter em confusões! Quando se encontra alguém muito conflituoso também o melhor é o afastamento!
    Beijos,
    Manu

    ResponderExcluir
  11. Pegaste no tema de Junho,
    rimaste e imprimiste o teu cunho!
    Se não queremos resolver à chapada,
    temos sempre a paz assegurada!!

    beijinho

    ResponderExcluir
  12. A paz é simplesmente indispensável.
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  13. Muito show,menina!Legal mesmo.bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Adorei o conto querida, mostra como é importante ter a paz como bandeira de vida.



    beijos e ótimo fds!

    Mariz

    ResponderExcluir
  15. Chica, minha querida Amiga...
    Com certeza concordo com você, devemos sempre atentar para a Grande Lei da Ação e Reação que rege o Universo... Se desejamos Paz, sejamos Pacíficos!
    Beijos Mil no seu Coração!

    ResponderExcluir
  16. Ei Chica! nada melhor que ficar sempre em paz! bjs Zí

    ResponderExcluir
  17. Bela participação e estouicontigo que na vida sou de Paz. Resolver na base do tapa não leva a nada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Chica,

    não há como ser diferente: violência que vai, de mesma natureza retorna. É um ciclo que se repete no sempre do mundo; e aí, quanto aos de sensibilidade, morremos um pouco nesse triste desenho.

    Abraço.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  19. Chica, tiveste que matar o homem no final? Não podia ter ficado apenas em observação ou, no máximo, em coma? Coitado.

    ResponderExcluir
  20. Olá Chica!
    O seu texto em rima só prova que a violência colhe violência. E, nos assaltos o melhor é nunca resistir...

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá, querida Chica
    De tempo em tempo luto comigo mesma...
    Bela história com cunho propício à atualidade...
    Bjs de paz e ótimo feriado!!!

    ResponderExcluir
  22. Uma história assim contada,
    parece uma Utopia,
    rimas tão bem encaixadas,
    há muito um texto assim não me divertia.

    ResponderExcluir

Que bom ver vocês por aqui!beijos,chica